Sim, já fomos dispensados por clientes que eram mais criativos do que nós.
Ou pelo menos pensavam assim.
Respeitamos, fizemos as malas e vazamos.
Foi mais ou menos assim…
O tratamento que dado a marca do Salvador era coerente com a filosofia e o papel dela para seus consumidores.
As redes sociais do Salvador mostram exatamente quando estivemos ao lado
dele e a partir de quando fomos dispensados.
Mas o Salvador resolveu que ele mesmo a partir dali iria fazer os posts, fazer promoções e analisar as métricas e medir retorno.
E certo de que coraçõezinhos valem tanto quanto uma venda lá foi o Salvador para uma linha fofa, engraçada… hilária mesmo.
Nada contra posts que contenham uma dose certa de humor e muito menos contra o Salvador querer assumir as rédeas da divulgação de seu negócio.
Pois é, degringolou
Mensagens fora do contexto, logotipo mal aplicado, falta de diagramação, imagens com baixa qualidade e por cima aquela marca d’água enorme pra ninguém roubar a ideia.
E o pior…
Não fez diferença alguma pro Salvador.
Ou pelo menos não foi sentida num curto espaço de tempo.
Será?
O trabalho de construção de uma marca é árduo. Mas derrubar sua credibilidade é uma questão de dias ou de posts.
Manter a coerência da marca é vital para que ela se comunique com seu público.
E evita aquela pergunta: Será que são eles mesmos?
Enfim…
Vai daqui vai dali a gente emplaca um trabalho bacana de identidade de marca.
Agora, regar esta semente, é função do Salvador.
Mas a tripulação foi surpreendida pelo Frank, que entrou na cabine portando uma taça de champanhe sem a permissão da comissária de bordo.
E o Frank disse:
– Vou para Curitiba.
Ao que o piloto ainda em estado de alerta respondeu:
– Sim, todos vamos…
E o Frank surpreendeu de novo:
– Mas eu vou pilotando.
Depois de um pequeno hiato, o piloto continuou com muita cautela:
– Sim claro, mas o cavalheiro têm brevê de piloto comercial?
Confuso, Frank hesita.
– Brevê? Que é isso?
O piloto resolve encurtar a conversa.
– O senhor já pilotou um avião?
E Frank coroou o bolo com sua cereja:
– Não. Nunca. Mas se você consegue fazer isso, eu também consigo.
E continuou:
– Qual a diferença entre nós?
– Dez mil horas de voo é uma boa diferença para você?
Arremata o piloto.
Frank termina sua taça de champanhe num único gole, afrouxa seu colarinho e deixa a cabine para alívio da tripulação.
Certa vez um cliente pediu para que lhe enviássemos as ideias de logotipo que havíamos criado, a fim de que ele mesmo pudesse dar continuidade ao trabalho e chegar a um resultado que o agradasse.
Nós perguntamos se poderíamos enviar os arquivos em EPS, e ele perguntou:
– EPS?
Tem coisas que parecem extremamente fáceis de fazer.
Mas essa aparente facilidade as vezes é fruto de muita experiência.
Frank Abagnale Jr. foi preso pelo Tom Hanks assim que deixou a cabine do Boeing 737-700NG.